Crédito da Foto: Arquivo / Assessoria

O rondonopolitano Heitor Wallas, de 28 anos, é o único atleta de futsal da modalidade para surdos em Mato Grosso convocado para a série de jogos preparatórios que acontecem neste fim de semana, dias 8 e 9, em São Paulo.
As partidas servirão como avaliação para a definição da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo de Futsal para Surdos, na Itália, este ano.
Apesar das dificuldades financeiras, Heitor mantém o foco na convocação final. Ele arca com os custos das competições por conta própria, conciliando sua rotina de treinamentos com o trabalho como estoquista em uma loja de materiais de construção em Rondonópolis.
Destaque no cenário nacional, o atleta foi eleito o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de Futsal para Surdos no ano passado e também campeão do Pan-Americano.
Avaliação contra equipes ouvintes
“Vamos participar dos treinamentos com o objetivo de sermos avaliados pela Seleção Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS). Jogaremos contra times profissionais de ouvintes e seremos observados o tempo todo.
A lista final com os convocados para a Copa do Mundo sairá entre março e abril”, explicou Heitor.
Além da expectativa pela vaga, o jogador destaca o orgulho de representar Mato Grosso nessa fase decisiva.
“A importância de participar desse processo seletivo vai além da competição. Representar o estado de Mato Grosso mostra a força do esporte para pessoas com deficiência e reforça a inclusão.
Sou o único do estado convocado, e essa responsabilidade me motiva ainda mais”, afirmou.
Desafios e busca por apoio
Mesmo com o reconhecimento dentro das quadras, Heitor enfrenta dificuldades financeiras para seguir competindo.
“O que mais faz falta é um patrocínio para ajudar nas despesas das viagens. Meu salário é dividido entre as contas de casa, onde moro com minha mãe, e os custos dos campeonatos.
O governo de Mato Grosso, às vezes, oferece apoio, mas nem sempre. Quando isso não acontece, preciso arcar sozinho. Precisamos de mais reconhecimento”, desabafou o atleta.
Agora, Heitor segue determinado a garantir sua vaga na Copa do Mundo, carregando consigo o sonho de representar o Brasil e, principalmente, Mato Grosso no cenário internacional.
Compartilhe o link nas redes sociais!