Crédito da Foto: Reprodução

O Athletico foi denunciado nesta segunda-feira pela procuradoria do STJD devido a objetos lançados ao gramado, incluindo sinalizadores, durante o empate por 1 a 1 contra o Cuiabá, em 16 de agosto, pela 22ª rodada da Série B do Brasileiro, na Arena da Baixada.
O clube foi enquadrado no Artigo 213, itens I e III, e no parágrafo 1º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê punições para entidades que não tomam providências para prevenir desordens ou lançamento de objetos no campo.
As penalidades podem incluir multa de R$ 100 a R$ 100 mil e perda de mando de campo de uma a dez partidas, caso a desordem seja considerada de alta gravidade ou comprometa o andamento do evento. O julgamento está marcado para a tarde de sexta-feira (17), na sede do STJD. Caso o clube seja punido, a equipe pode ter que disputar partidas restantes da Série B com portões fechados ou até em outro estádio. Após o jogo desta terça-feira, contra o Avaí, o Furacão terá mais seis rodadas pela frente, sendo três em casa.
O incidente
Na partida de agosto, o Athletico abriu o placar aos 46 minutos do segundo tempo, com gol de Renan Peixoto, mas sofreu o empate aos 48 minutos, com Mateusinho marcando para o Cuiabá. Logo após o gol sofrido, torcedores do Furacão arremessaram copos, garrafas e sinalizadores em direção ao campo, paralisando a partida por cerca de cinco minutos.
O árbitro Marcelo de Lima Henrique relatou o ocorrido na súmula:
“Aos 50 minutos e 50 segundos do 2º tempo, paralisei a partida devido a sinalizadores, garrafas, copos plásticos e isqueiros lançados próximo à área do Cuiabá, necessitando da intervenção da brigada de incêndio. Nenhum jogador foi atingido. Após cessar o fogo dos sinalizadores e garantir a presença de seguranças, reiniciei a partida com bola ao chão, encerrando-a em seguida.”
O julgamento definirá se o Athletico terá penalidades adicionais e qual será o impacto para os próximos jogos da equipe na competição.