Crédito da Foto: Shotokan

A Associação Centro América de Karatê Shotokan promove, neste domingo (09), a partir das 9h, o exame de graduação para faixa preta.
O evento, que marca a transição dos praticantes da faixa marrom para a preta, será realizado na sede da associação, localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 649, no centro de Cuiabá.
A avaliação exige que o candidato tenha, no mínimo, dois anos de treino na faixa marrom, o que representa cerca de cinco a seis anos de prática no karatê. Além de testar a habilidade técnica, o exame simboliza um avanço para o nível superior dentro da modalidade.
Nesta edição, nove karatecas, entre atletas e profissionais de diferentes áreas, como médicos e dentistas, participarão da prova. A banca examinadora será composta por mestres com graduação de 6º Dan ou superior, sob a liderança do Sensei José Humberto de Souza.
De acordo com o Sensei Rodrigo de Souza, no Karatê Tradicional CKTB, a graduação é dividida em três níveis: básico (faixa branca a laranja), médio (faixa verde a marrom) e superior (faixa preta).

"Quando o karateca conquista a faixa preta, ele atinge um patamar que lhe permite iniciar sua trajetória como professor, recebendo formação específica para isso, ou buscar um aperfeiçoamento ainda maior dentro do esporte", destacou o Sensei.

A Associação Centro América de Karatê Shotokan é uma entidade sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento esportivo, cultural, educacional e social.

A instituição conta com o apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo, e com o patrocínio de diversas empresas e órgãos, como Bom Futuro Agrícola, EMAL Mineração Aripuanã, CIB Consultoria, Comper, Fort Atacadista, REAL & Cia, ASTER Máquinas, VUON Cartão de Crédito, SECEL-MT, Programa Ponto dos Esportes e CMDCA de Cuiabá e Várzea Grande.