Crédito da Foto: Assessoria / Arquivo

O português Artur Jorge, técnico do Botafogo, está entre os indicados ao prestigiado prêmio de melhor técnico das Américas, organizado desde 1986 pelo jornal uruguaio El País. A inclusão na lista de finalistas deve-se às conquistas históricas do treinador, que levou o Alvinegro ao título da Libertadores e ao Campeonato Brasileiro.
Na disputa, Artur Jorge enfrenta quatro concorrentes de peso: os argentinos Gustavo Costas, Gustavo Alfaro e Lionel Scaloni, além do uruguaio Diego Aguirre. Costas brilhou ao levar o Racing ao título da Sul-Americana, superando o Cruzeiro de Fernando Diniz, último vencedor do prêmio. Alfaro mantém uma invencibilidade à frente da seleção do Paraguai após iniciar o ano com a Costa Rica. Scaloni conduziu a Argentina a mais uma conquista da Copa América. Já Aguirre foi semifinalista da Libertadores com o Peñarol e campeão nacional no Uruguai.
Se vencer, Artur Jorge será o segundo europeu a conquistar o prêmio, repetindo o feito de Abel Ferreira, que foi eleito em 2021 após comandar o Palmeiras no bicampeonato da Libertadores. Abel foi o primeiro não brasileiro a vencer representando o futebol do país. Entre os brasileiros premiados, destacam-se Sebastião Lazaroni (1989), Telê Santana (1992), Luiz Felipe Scolari (1999 e 2002) e Tite (2017).
Além do prêmio de melhor técnico, o El País também premia os melhores jogadores das Américas em categorias masculina e feminina, com os títulos de Rei e Rainha da América. Os indicados de 2024 ainda serão anunciados. Germán Cano, do Fluminense, é o atual Rei da América, enquanto Priscila, ex-Internacional e agora no América do México, foi a última Rainha coroada.