Crédito da Foto: Divulgação

Enquanto em outras partes do Brasil o automobilismo é visto como um esporte elitizado, em Mato Grosso ele mantém raízes populares. A modalidade de velocidade na terra, conhecida como autocross, sempre atraiu grande público, com entrada gratuita e eventos acessíveis à população.
Desde os anos 1980, quando as primeiras corridas ocorreram em pistas improvisadas em cidades como Tangará da Serra, Sorriso, Nobres, Diamantino, Guiratinga e Várzea Grande — que sediou o primeiro autódromo do estado — o esporte se consolidou como um entretenimento de massa, reunindo multidões nas arquibancadas improvisadas.
Hoje, o autocross ganhou projeção nacional com o Campeonato Brasileiro da modalidade, promovido pela SR Promoções, empresa idealizada por pilotos e voltada à organização de eventos de Velocidade na Terra (VNT), com chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Mais do que competições, a SR tem se destacado pelo compromisso com a inclusão social. Um dos pilares da empresa é proporcionar experiências únicas a públicos muitas vezes esquecidos, como crianças, estudantes da rede pública e pessoas com deficiência (PCDs). Quando não é possível levá-los até as pistas, a organização vai até as instituições.
Em 2023, por exemplo, crianças do projeto social “Só Alegria”, do bairro Pedra 90 em Cuiabá, foram levadas ao Autódromo Bom Futuro para vivenciarem a emoção de assistir a uma corrida de perto pela primeira vez — experiência que despertou curiosidade e entusiasmo.
“Acreditamos que o esporte e a solidariedade podem caminhar juntos, formando não só pilotos, mas cidadãos conscientes”, afirmou Fernando Scheffer, presidente da Federação de Automobilismo de Mato Grosso.
Durante a 2ª etapa do Brasileiro, em Campo Novo do Parecis, os alunos da Apae local foram levados ao autódromo municipal. Além de acompanhar a corrida, eles conheceram os carros, os boxes, interagiram com os pilotos, tiraram fotos e receberam lanche em uma experiência marcante.
“Isso é inclusão de verdade. É derrubar barreiras e aproximar o esporte da sociedade”, destacou Mairleuza Pereira, diretora da Apae da cidade. Claudirene Piaia, presidente da instituição, reforçou: “A sociedade precisa visitar mais a Apae e levar essa inclusão para além dos nossos muros.”
A mesma iniciativa foi levada a Rio Verde, em Goiás, sede de uma das etapas do campeonato, onde estudantes da rede pública também vivenciaram de perto o ambiente do automobilismo.
“Nossa missão é inspirar e empoderar essas crianças. Queremos que cada uma tenha a oportunidade de brilhar, dentro e fora das pistas”, afirmou Reck Júnior, piloto e fundador da SR Promoções.
A próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Autocross ocorrerá novamente em Rio Verde, entre os dias 17 e 19 de julho, e mais uma vez incluirá ações sociais com a presença de crianças no pit-lane, reforçando o compromisso com a acessibilidade e o impacto social positivo.
O Autocross Brasil é promovido pela SR Promoções, supervisionado pela CBA e conta com o apoio de grandes marcas como UPL, Inpasa, Iguaçu Máquinas/John Deere, NPP, Petronas, Fertimig, FG Empreendimentos, TMG e Carvalima.