Crédito da Foto: Assessoria / Arquivo

Três atletas do judô mato-grossense se destacaram entre os 10 melhores do Brasil em duas categorias no Troféu Brasil CBI, realizado entre 1 e 3 de novembro em Belo Horizonte (MG). João Cesarino, 28, conquistou a medalha de ouro no peso pesado (+100), enquanto Robson Bastos, 25, e Cristi Miranda, 20, ficaram na 7ª posição em suas categorias.
Representando o Instituto Reação, com um polo em Cuiabá, os atletas deram orgulho ao estado. Para Cesarino, essa foi a terceira vez no pódio do Troféu Brasil ABI, acumulando agora dois ouros. Natural do Paraná, ele representa Mato Grosso há oito anos e celebrou o apoio recebido: “A medalha representa um pouco de cada mato-grossense. Desta vez alcancei um nível muito mais alto na competição.”
Na mesma categoria, Robson Bastos, que compete por Mato Grosso há cinco anos, também garantiu uma importante colocação ao ficar em 7º lugar, superando suas próprias marcas em meio a um ano difícil, com lesão no joelho e a perda de sua avó.
Ambos atletas treinam sob a orientação de David Moura, atual Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso e presidente do Instituto Reação Olímpico. Segundo Bastos, o apoio mútuo é essencial: “O judô é individual, mas evoluímos com bons parceiros de treino. A união nos leva mais longe.”
Cristi Miranda, por sua vez, assegurou o 7º lugar na categoria -100 kg. Com os bons resultados, todos conquistaram vaga para o Campeonato Brasileiro Adulto de Judô, que será realizado em Vitória (ES) nas próximas semanas.