Crédito: Montagem Site Esporte MT
O Campeonato Mato-grossense 2025 começa neste sábado (11), com grandes expectativas para os times em busca do título e das vagas para as competições nacionais.
A primeira rodada terá início às 15h30, com o confronto entre Nova Mutum e Academia no estádio Valdir Doilho Wons, em Nova Mutum. Às 18h, o Luverdense enfrentará o Primavera no estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, e o União de Rondonópolis duelará contra o Mixto no clássico local, no estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis.
No domingo (12), o campeonato prossegue com o Operário Várzea-grandense recebendo o Cuiabá, tetracampeão estadual, no estádio Dito Souza, em Várzea Grande, também às 18h.
Com a hegemonia do Cuiabá, que venceu o torneio de 2021 a 2024, o União de Rondonópolis tem sido o finalista nos últimos três anos. O Cuiabá, atualmente, busca o seu quinto título consecutivo e tem a concorrência de outras oito equipes: União, Luverdense, Mixto, CEOV, Nova Mutum, Academia, Primavera e Sport Sinop. O Cáceres desistiu da competição no final de 2024.
A competição será realizada em turno único, com os dois primeiros colocados garantidos diretamente nas semifinais. Os times classificados de 3º a 6º disputam as quartas de final, enquanto os times em 7º e 8º serão eliminados e o 9º será rebaixado. A semifinal seguirá o critério de enfrentar o time de melhor campanha da fase de classificação. A final e a disputa pelo terceiro lugar serão em jogos de ida e volta.
Além da disputa pelo título estadual, a competição oferece vagas para torneios nacionais em 2026. Os três primeiros colocados garantem vagas na Copa do Brasil, enquanto o campeão e o vice terão direito a disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. Caso o Cuiabá chegue à final, o terceiro colocado também se classifica para a Série D. Os finalistas também terão a chance de disputar a Copa Verde.
A grande decisão está marcada para o dia 29 de março.