Crédito: VitorSilva/Botafogo
Luiz Henrique, do Botafogo, conquistou nesta terça-feira (31/12) o título de Rei da América 2024, na tradicional eleição do jornal uruguaio “El País”.
O jogador, que brilhou tanto no Brasileirão quanto na Libertadores, recebeu 192 votos, garantindo uma vitória tranquila. O segundo colocado foi seu companheiro de time, Savarino, com 25 votos, e em terceiro ficou Quintero, do Racing, com 17 votos.
A eleição contou com 282 jornalistas de diferentes países e é organizada desde 1986 pelo “El País”.
Além de Luiz Henrique, outros atletas do Botafogo receberam votos, como Almada (15), Igor Jesus (5) e Marlon Freitas (1). Outros brasileiros como Estêvão (Palmeiras) e Hulk (Atlético-MG) também foram lembrados, assim como estrangeiros que atuam no Brasil, como Jhon Arias (Flamengo) e James Rodríguez (São Paulo).
Este é o quinto ano consecutivo em que um jogador atuando no Brasil conquista o Rei da América, com Gabigol (Flamengo) sendo o primeiro a vencer, em 2019.
O Botafogo, além de dominar a eleição do Rei da América, também se destacou na seleção ideal, com sete representantes, incluindo o técnico Artur Jorge, vencedor na votação de melhores treinadores. O Racing, campeão da Sul-Americana, teve dois jogadores na seleção, enquanto Peñarol e Atlético-MG tiveram um jogador cada.
A Seleção Ideal foi formada por: John (Botafogo), Alex Telles (Botafogo), Barboza (Botafogo), Battaglia (Atlético-MG), Martirena (Racing), Marlon Freitas (Botafogo), Quintero (Racing), Léo Fernandez (Uruguai), Almada (Botafogo), Savarino (Botafogo) e Luiz Henrique (Botafogo), com Artur Jorge como técnico.
No prêmio de Rainha da América, a vencedora foi Gabi Zanotti, do Corinthians, que obteve 52 votos, superando Gabi Portilho e Vicky Albuquerque. O Brasil dominou as primeiras posições, com Marta em quarto, Lorena em sexto, Priscila em sétimo e Tamires em nono.
Esta é a quarta edição da escolha da Rainha da América, e o Brasil já conquistou três vezes o título, com Tamires (2021), Linda Caicedo (2022) e Priscila (2023).