Crédito: Matheus Lima/Vasco
![Superação em destaque: Torcedor vascaíno de 9 anos conquista prêmio da FIFA 2024](/up/emt-3846537856435.jpg)
Guilherme Gandra Moura, de apenas nove anos, foi o grande vencedor do Prêmio Torcedor da FIFA 2024, entregue nesta terça-feira (17) durante o evento FIFA The Best.
A premiação reconhece momentos, gestos ou histórias inspiradoras de torcedores ao redor do mundo.
Gui conquistou os corações de todos com a história por trás de um vídeo que viralizou em junho de 2023. O registro mostra o emocionante reencontro com sua mãe, Tayane Gandra, após passar 16 dias em coma induzido devido a uma grave pneumonia. O garoto sofre de epidermólise bolhosa, uma doença genética rara que causa ferimentos e dores constantes devido à extrema sensibilidade da pele.
No palco da premiação, Gui emocionou ao falar sobre sua paixão pelo Vasco da Gama.
“O Vasco é grandão. O Vasco me ajuda a esquecer as coisas ruins, como as dores. O Vasco me faz feliz. Só tenho uma coisa a declarar: enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal”, declarou o jovem torcedor, citando um dos lemas do clube carioca.
A mãe de Gui também destacou a força do filho:
“Ele é portador de uma doença rara, o que torna sua pele extremamente sensível. Mas eu diria que ele é a resiliência em pessoa. Com tudo o que enfrenta, ele é uma criança incrivelmente feliz”, afirmou Tayane Gandra.
O gesto e a história de Gui simbolizam o poder do esporte em trazer esperança e felicidade mesmo diante das maiores adversidades.