Crédito: Assessoria / Arquivo
Na madrugada desta quinta-feira, a Conmebol divulgou um comunicado oficial condenando veementemente qualquer ato de violência no futebol, após a briga que ocorreu entre jogadores uruguaios e torcedores colombianos ao final da semifinal da Copa América entre as duas seleções.
“A Conmebol repudia energicamente qualquer forma de violência no futebol. Nosso compromisso é promover o esporte como um meio de conexão e união, baseado em seus valores positivos. Não há espaço para intolerância e violência, seja dentro ou fora de campo.
Pedimos a todos que, nos dias restantes, coloquem sua paixão em apoiar suas seleções e façam uma celebração memorável do futebol”, declarou a entidade em seu comunicado.
O tumulto ocorreu após o apito final da partida entre Colômbia e Uruguai, no Bank of America Stadium, em Charlotte, Estados Unidos.
Jogadores uruguaios invadiram as arquibancadas e se envolveram em confrontos com torcedores colombianos.
O capitão uruguaio, José María Giménez, comentou a situação e destacou a falta de segurança para as famílias dos atletas, que estavam na torcida colombiana durante o jogo.
“Por favor, tenham mais cuidado, pois as famílias estão nas arquibancadas. A torcida da Colômbia impediu que falássemos no microfone, e isso causou um desastre, colocando nossas famílias em perigo, incluindo bebês.
Não havia nenhuma presença policial. Aqueles que organizam o campeonato devem prestar mais atenção à segurança das famílias. Em todos os jogos, enfrentamos a mesma situação.
Nossas famílias estão sofrendo devido ao comportamento de pessoas que bebem e agem como crianças. Esperamos que isso não se repita nos próximos jogos. Foi um verdadeiro desastre”, afirmou Giménez.
Dentro de campo, a Colômbia venceu o Uruguai por 1 a 0 e avançou para a final da Copa América, onde enfrentará a Argentina no próximo domingo, às 21h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.
Enquanto isso, o Uruguai jogará a disputa pelo 3º lugar contra o Canadá neste sábado, também às 21h, no Bank of America Stadium, em Charlotte.